A resposta é simples: pela matéria prima da música, o som. Toda a música, em todas as culturas, dialogam com sua dimensão física, com seu material, o som. As escalas, os ritmos e as harmonias estão todas lá dentro. O som é a matriz de tudo o que se faz em música, assim entendê-lo é o primeiro passo - e talvez o último também. O som e sua contraparte o silêncio, são o campo de todas as possibilidades, a matriz infinita de tudo o que existe na música. Essa relação é todo um capítulo a parte que aos poucos iremos desenvolver. Como disse John Cage, citado por Rosa Fucks, em seu livro o Discurso do Silêncio: "Nenhum som teme o silêncio que o extingue, e nenhum silêncio existe que não esteja grávido de sons". (FUCKS, 1991, p 16.)
O SOM
Aquilo que chamamos de som é um fenômemo resultante do processo de percepção de vibrações mecânicas num meio elástico, geralmente o ar. Algo vibra, se transmite através do ar para o ouvido que o converte em impulsos elétricos que o cérebro interpreta como som. Por isso podemos dizer que o som é um fenômeno acústico (físico), neurofisiológico (sistema nervoso e cérebro) e psicoacústico (percepção).
O som pode se apresentar em quatro parâmetros: altura, duração, intensidade e timbre.
Altura
A altura pode apresentar três variantes: tom, ruído e mescla e pode ocupar três níveis: grave, médio e agudo. Para entendermos esse parâmetro temos que observar um conceito da acústica: o de frequencia. Geralmente é sobre esse termo que os físicos ou profissionais de áudio designam aquilo que os músicos chamam de "nota musical".
Freqüência (símbolo: f) é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo. Essa grandeza se relaciona diretamente com outra que é o período (símbolo: T), que é o tempo decorrido para uma oscilação. Desse modo, a frequência é o inverso do período. Acústicamente freqüência é a quantidade de oscilações que um corpo vibrante (por exemplo a corda de um violão) apresenta em um determinado período. Essa medida é expressa em ciclos por segundo, ou seja, a quantidade de vibrações em um segundo de tempo. Sua medida é o Hz. Quando dizemos que a nota que o diapasão toca é o Lá 440 Hz, estamos dizendo que a frequência dessa nota é de 440 oscilações por segundo. O diapasão vibrou suas hastes (ou o violão sua corda, o sax sua coluna de ar, etc.) 440 vezes em um segundo.
Continua...
0 comentários:
Postar um comentário