segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ALTURA - CONTINUAÇÃO III

Postado por Lourenço Secco

Caros leitores, depois de alguns dias impossibilitado de postar, vamos a continuação de nosso tópico. Vimos até agora alguns aspectos importantes para compreendermos o parâmetro altura do som. Vimos o significado de frequência, de tom, ruído e mescla. Nos resta agora entendermos o significado de grave, médio e agudo.

GRAVE, MÉDIO E AGUDO

Claro, eu sei que todos (ao menos para a imensa maioria) sabem, ao menos
subjetivamente o significado dessa classificação sonora. Sabemos que um contrabaixo e uma tuba são graves e uma flauta e um violino são agudos. Sabemos que o violão é mais agudo que um contrabaixo, mas mais grave do que um cavaquinho, e assim por diante. Não existe, portanto grandes dificuldades em entendermos essas categorias. O blog PRZTZ apresenta uma classificação desses campos em sete regiões em termos de frequência da seguinte maneira:

subgrave: 20 a 100 Hz.
grave: 100 a 300 Hz.
médio grave: 300 a 800 Hz.
médio: 800 a 2.8 kHz.
médio agudo: 2.8 a 4.8 kHz.
agudo: 4.8 kHz a 10 kHz.
super agudo: 10 kHz a 20 kHz.

Lembremo-nos que a medida Hz (hertz) significa "ciclos por segundo". kHz significa "mil ciclos por segundo" (k é o símbolo de fator mil para multiplicação). Assim temos nessa classificação uma abrangência de 20 Hz a 20 kHz, ou seja, o espectro da audição humana. Podemos dizer que o campo do grave vai de 20 a 800 Hz, o médio de 800 Hz a 4.8 kHz e o agudo de 4.8 kHz a 20 kHz.

continua...

0 comentários:

Postar um comentário